Bodas de Casamento



É a festa que celebra o aniversário de casamento. Todas as datas e aniversários são importantes para os casais felizes. Mas enquanto as comemorações dos primeiros aniversários de casamento passam-se na intimidade, em geral as bodas maiores assumem um caráter eminentemente social. É quando a comemoração exige maior brilho e maior destaque. Em geral, não só a família, mas todos os amigos são convocados para participar do acontecimento.Poucas pessoas conhecem a origem etimológica da palavra boda. Ela provém da palavra latina votum, que significa promessa. Desta forma, quando se diz "minha boda" estamos dizendo "minha promessa".De acordo com o seu significado religioso, sem dúvida é a promessa por excelência, que um homem e uma mulher podem fazer diante de Deus, realizando seu compromisso de esposo e esposa diante de um altar consagrado. Uma promessa para toda a vida, e esse é o ditame de seu ritual.Por isso esse momento tão especial deverá ser comemorado em toda sua magnitude, unido a cada um dos elementos que contribuem para que essa promessa tenha a força simbólica que merece.A própria definição da palavra casamento (ou matrimônio) reforça esse caráter solene. Segundo os dicionários:É tradicional, na cultura ocidental, se comemorar com bodas os eventos relativos ao casamento, e com o jubileu, outros fatos marcantes da vida social. Para marcar cada um desses eventos se associa a cada data das bodas algum material que o represente. Embora a maioria das pessoas só conheça as bodas de prata (25) e de ouro (50), a cultura popular associou um material para cada aniversário de casamento, independentemente dos anéis, que representa uma nova etapa de vida.Quando um casal completa aniversário de casamento, a data deve ser comemorada, assim, mostra o valor do casamento para o casal e tudo o que representa. È muito importante pois é a forma de renovar a energia do casal, é a data de aniversário de uma união que afugentou a fera da solidão. Quanto mais duradoura for a união, mais as bodas são relacionadas a durabilidade e estabilidade mais valiosos e resistentes. Há diversas formas de comemorar, o importante é não passar em “branco” pois ambos esperam reconhecimento e valorização desta parceria total. Cada par comemora da melhor maneira possível, que seja um abraço, uma flor que pode ser de um canteiro qualquer, tem festas, jantares, temáticas ou releitura da festa de casamento. Presentes temáticos ou joias e reunião familiar são os mais comuns. Renovação de votos pode ser a dois ou com convidados. Importante é lembrar. A melhor forma de comemorar, só o par pode escolher. A tradição das Bodas surgiu na Alemanha, onde era costume de pequenos povoados, oferecer uma coroa de prata aos casais que fizessem 25 anos de casados, e uma de ouro aos que chegassem aos 50.Então, com o passar dos séculos, foram criadas outras simbologias para os anos seguintes.
01º - Bodas de Papel – O papel simboliza a fragilidade de uma relação ainda muito jovem, que precisa de delicadeza e sabedoria para continuar intacta. Espalhar bilhetinhos pela casa, sem esquecer  um no travesseiro escrito “vale-beijinhos”. Dicas de presentes: Todo produto que tenha relação com papel: Agendas de escritório e telefone, livros ou CD autografado pelo autor ou cantor de preferência do casal, revistas, um calendário de parede com fotos ou um lustre estilo japonês ou ainda objetos feitos com técnicas de origami. Cartão escrito com palavras de amor, ou livros, etc.
02º - Bodas de Algodão –Representa o conforto após o período de adaptação da vida a dois.Deitar no gramado imaginando juntos os desenhos das nuvens, ou leve o cônjuge para comer algodão doce.Dicas de presentes: Travesseiro novo, massagem com algo macio, um passeio ao ar livre, camisas, cuecas, jogos de lençóis de cama, camisetas, toalhas, pantufas e lingerie, avental de cozinha para ele e para ela, etc.
03º - Bodas de Couro - Representa o amadurecimento do casal, além da prosperidade e união. Saiam juntos para comprar algo para vocês dois se divertirem, que tal um jogo de dados com um copo de couro. Sabe aquele jogo do maior número de 1 a 6, com full, seguida, quadrada e general? Dicas de presentes: De couro: sapato, cinto, carteira, capa para as escrituras com o nome de vocês gravado, jaqueta, porta-cartões, maleta de notebook, bolsa e luvas, etc.
04º - Bodas de Flores - Representa a vitalidade e a fragilidade dos 4 anos de casamento. As flores são as eleitas porque simbolizam a necessidade de cuidado diário. Espalhar pétalas de rosas vermelhas formando um caminho a percorrer para “comemorar” Dicas de presentes: Flores, cesta de flores e as frutas; ameixa, jabuticaba e uvas trazem alegria, vivacidade e romantismo, o morango com chantili na comemoração mais romântica, para apimentar a relação.
05º - Bodas de Madeira ou Ferro – Simboliza a superação das diferenças e uma relação mais madura. Pode indicar, também, uma nova fase a surgir.Esculpir o nome de ambos em um pedaço de madeira reciclada, ou na arvore do quintal. Com os olhos vendados levar até a arvore e só desvendar ao chegar em frente ao coração com as inicias de vocês dois.Dicas de presentes: Esculturas de madeira ou ferro, relógios ornamentais, enfeites, peça de madeira decorativa, moedores de sal e pimenta em madeira, bowls para salada em madeira, talhas, relógios ornamentais fixos em madeira entalhada, etc.
06º - Bodas de Açúcar. Ah! o doce sabor da vida em conjunto, as sensações e memórias prazerosas.È bacana saborear juntos o doce preferido de cada um, ou um bolo surpresa.Dicas de presentes: Doces, bombons, flores perfumadas com chocolate, compoteiras para doces, aparelho para café com açucareiro.
07º - Bodas de Lã - Representa a resistência e o calor do casamento. Uma viagem a Campos de Jordão, Gramado, Alpes ou Patagônia curtindo um friozinho e apreciando o calor.Dicas de presentes: Blusa de lã, cachecol, quadro em ponto cruz, roupa ou toalha bordada em lã, etc.
08º - Bodas de Barro - Representa a necessidade de ser maleável. O barro simboliza a capacidade de adaptação de ambos, além da conservação dos melhores momentos a dois. Faça um álbum com as melhores fotos de vocês dois, para juntos lembrar os bons momentos.Dicas de presentes: Vaso de barro plantado com papoula, uma escultura de barro com o nome de vocês gravado, etc.
09º - Bodas de Cerâmica ou Vime - Os 9 anos de casamento são marcados pela maturidade do casal em “aparar as arestas” para tornar a relação saudável e feliz. Fazer juntos um curso de dança pode ser uma ótima opção. Dicas de presentes: Esculturas e vasos em cerâmica, móveis em vime, pequenos objetos pessoais feitos em cerâmica ou em vime que simbolizem o amor, canecas e objetos de uso diário, refratários esmaltados, etc.
10º - Bodas de Estanho ou Zinco- Esse metal é conhecido por ser maleável, o estanho indica o que leva uma relação pra frente. Há quanto tempo vocês dois não vão a um parque de diversões ou a um circo? Um dia especial para este passeio divertido.Dicas de presentes: Produtos em alumínio ou cobre, porta-retratos, castiçais, relógio de mesa, cafeteira italiana, porta-cartão, petisqueiras, jogo de barbear, luminárias, vasos, etc.
11º - Bodas de Aço - O aço representa a estabilidade e que construíram um casamento firme e estável. É o metal que garante estabilidade. Pode deformar, mas dificilmente se rompe. Será esquecível uma viagem de trem de Curitiba a Morrets. Dicas de presentes: Fruteira, jarra, suporte e decantador para vinhos, castiçal, relógio, porta velas, vaso, bijuterias finas elaboradas como joias prateadas, abotoaduras, etc.
12º - Bodas de Ônix - Esta pedra representa lealdade e fidelidade; a preciosidade e a raridade.Um final de semana romântico nas montanhas com passeio junto a natureza, acordar ouvindo os pássaros. Dicas de presentes: Onix são as pedras místicas completamente negras, é um amuleto terapêutico poderoso. Anel, pingente, brincos, etc.
13º - Bodas de Linho ou Renda- O linho é uma fibra e um dos tecidos mais antigos e representa o luxo, elegância e resistência. A renda um tecido que possui a transparência é delicado e fino.Escolha o cinema com um filme romântico. Ou uma peça no teatro que fale de amor.Dicas de presentes: Toalhas de linho puro, edredons, lenços de linho que podem ser bordados com as iniciais do nome dele/dela, cachecóis de linho e rendas, lingerie de renda, colchas de linho, blusas rendadas, etc.
14º - Bodas de Marfim- Representa uma relação sólida e valiosa. Visite uma floresta e se possível colha uma semente de Taguá "marfim vegetal" uma palmeira nativa das florestas tropicais da América do Sul.Dicas de presentes: Buquê de 14 rosas (brancas e amarelas), ou peças que imitem o marfim, na cor ou na textura. Porta retrato, canecas, etc.
15º - Bodas de Cristal - Proporciona reflexão das conquistas a dois e como marido e mulher, o que eles almejam para o futuro. Uma noite cheia de estrelas com champanhe e o luar como testemunha deste amor. Vale a pena uma viagem para Chapada dos Veadeiros, onde tem caminho de cristais para caminhar e apreciar a paisagem do cerrado.Dicas de presentes: Um jogo de taças ou uma peça bem bonita do goste de ambos para enfeitar o lar e sempre trazer a lembrança a comemoração desta data.
16º - Bodas de Safira ou Turmalina - São pedras preciosas que simbolizam o valor e a raridade de uma relação sólida.Uma viagem para Maldivas ou Fernando de Noronha onde o mar presenteia com a cor da pedra. Dicas de presentes: Anel de turmalina ou safira, brincos ou gargantilha com essa bela pedra e ou um belo relógio com pedras de safira, etc.
17º - Bodas de Rosa- É Símbolo do amor e da paixão, a rosa é uma flor delicada e muito apreciada pelos casais. Ela representa o sentimento mais nobre que envolve a união, além da pureza e necessidade de cuidados por conta de sua delicadeza. Um jantar romântico com velas aromáticas, morangos e mel.Dicas de presentes: Buquê de rosas, uma coletânea das músicas mais românticas do Guns N Roses, etc.
18º - Bodas de Turquesa - Esta é a pedra que é capaz de emanar energias de tranquilidade e “bem estar”. Um passeio a uma cachoeira. Ou então aquela sonhada viagem para o Caribe ou para Grécia chegou a hora de se realizar. Dicas de presentes: Joias com a pedra turquesa, anéis, relógios, colares e brincos, etc.
19º - Bodas de Cretone ou Água Marinha - O Creatone é um tecido forte e Água-Marinha é uma pedra preciosa bem resistente e continua firme e forte como se fosse apenas o começo. Um passeio ao parque aquático é uma boa opção para comemorar. Dicas de presentes: Cretone é um ótimo item para quando se quer fazer algo utilizando tecidos, pois é um tecido muito belo e diferenciado, jogos de lençóis com monograma. Com a pedra água marinha, anéis, colares, brincos e relógios, etc.
20º - Bodas de Porcelana - Ela vem relacionada a resistência e mostra que o casamento está intacto mesmo com o passar dos anos e das dificuldades encontradas no caminho. Um jantar bem romântico com pratos de porcelana e luz de velas. Dicas de presentes: Em porcelana: louças, jogos de chás, vasos, bombonieres, enfeites, pratos decorativos, caixinhas de joias, jarros de coloridos, etc.
21º - Bodas de Zircão - É conhecido por sua grande resistência e durabilidade.Uma viagem de navio ou uma sessão de fotos dos dois.Dicas de presentes: Por ser um mineral que imita o diamante, anéis, brincos, pulseiras, e outras semi joias com aparência de diamante, etc.
22º - Bodas de Louça - Ela precisa ser transportada e manuseada com muito cuidado para evitar quebras e também possíveis rachaduras. Que tal um jantar com uma louça bem bonita, no restaurante favorito?Dicas de presentes: É interessante dar de presente louças personalizadas, canecas, pratos, xícaras e outros.
23º - Bodas de Palha – Significa as conquistas do casal e da construção de um relacionamento duradouro que se adapta conforme seu amadurecimento. Uma viagem que inclua visita a uma tribo indígena ou um local que tenha artesanatos em palha.Dicas de presentes: Cadeira de palha, cesta para frutas, bolsa de praia, etc.
24º - Bodas de Opala - Este é um mineral raro e tem variação de cores, isso faz com que seu tom mude de acordo com o ângulo. Por conta dessa beleza, é o material escolhido para representar os 24 anos de união, que tem uma beleza única e é muito admirado pelas pessoas ao seu redor.Como comemorar: É hora de reviver as lembranças, ir a um restaurante, praça, local que há muito tempo não vão juntos e relembrar o que fizeram no dia em que começaram a namorar Dicas de presentes: Por ser uma pedra linda dá para ser feita em forma de anel, brincos, pulseiras, etc.
25º - Bodas de Prata – Um material resistente e valioso. Esta boda normalmente é a renovação dos votos! Como comemorar: Com festa para reunir toda família e amigos. Onde há a troca de alianças por uma nova. Agora com um fio de prata.Dicas de presentes: Bandejas, porta-guardanapo, esculturas, enfeites, faqueiros, saleiros e pimenteiros, jarras de prata ou banhados em prata, etc.
26º - Bodas de Alexandrita
27º - Bodas de Crisoprásio
28º - Bodas de Hematita
29º - Bodas de Erva
30º - Bodas de Pérola
31º - Bodas de Nácar
32º - Bodas de Pinho
33º - Bodas de Crizopala
34º - Bodas de Oliveira
35º - Bodas de Coral
36º - Bodas de Cedro
37º - Bodas de Aventurina
38º - Bodas de Carvalho
39º - Bodas de Mármore
40º - Bodas de Esmeralda
41º - Bodas de Seda
42º - Bodas de Prata dourada
43º - Bodas de Azeviche
44º - Bodas de Carbonato
45º - Bodas de Rubi
46º - Bodas de Alabastro
47º - Bodas de Jaspe
48º - Bodas de Granito
49º - Bodas de Heliotrópio
50º - Bodas de Ouro
51º - Bodas de Bronze
52º - Bodas de Argila
53º - Bodas de Antimônio
54º - Bodas de Níquel
55º - Bodas de Ametista
56º - Bodas de Malaquita
57º - Bodas de Lápis-lazúli
58º - Bodas de Vidro
59º - Bodas de Cereja
60º - Bodas de Diamante
61º - Bodas de Cobre
62º - Bodas de Telurita
63º - Bodas de Sândalo
64º - Bodas de Fabulista
65º - Bodas de Platina
66º - Bodas de Ébano
67º - Bodas de Neve
68º - Bodas de Chumbo
69º - Bodas de Mercúrio
70º - Bodas de Vinho
71º - Bodas de Zinco
72º - Bodas de Aveia
73º - Bodas de Manjerona
74º - Bodas de Macieira
75º - Bodas de Brilhante ou Alabastro
76º - Bodas de Cipestre
77º - Bodas de Alfazema
78º - Bodas de Benjoim
79º - Bodas de Café
80º - Bodas de Nogueira ou Carvalho
81º - Bodas de Cacau
82º - Bodas de Cravo
83º - Bodas de Begônia
84º - Bodas de Crisântemo
85º - Bodas de Girassol
86º - Bodas de Hortênsia
87º - Bodas de Nogueira
88º - Bodas de Pêra
89º - Bodas de Figueira
90º - Bodas de Álamo
91º - Bodas de Pinheiro
92º - Bodas de Salgueiro
93º - Bodas de Imbuia
94º - Bodas de Palmeira
95º - Bodas de Sândalo
96º - Bodas de Oliveira
97º - Bodas de Abeto
98º - Bodas de Pinheiro
99º - Bodas de Salgueiro
100º - Bodas de Jequitibá