Conquista = Êxito no Amor

CONQUISTA (significado pelo dicionário)- Aquisição pela força; êxito amoroso.
Como podemos verificar o significado da palavra conquista revela duas maneiras de entender a palavra: Primeiro o êxito amoroso, que enfoca como conquista amorosa, de conquistar alguém que você ame e também sinta amor por você, o segundo significado nos conduz a origem da palavra, conquistar, tomar pela força, invadir territórios, obter pela violência.
Analisando a origem nos faz perceber como era a conquista amorosa de milênios atrás. Aquela típica imagem do homem das cavernas puxando a mulher pelos cabelos. Estava acontecendo ali uma conquista do tempo das cavernas. A conquista dos primórdios era na base da força, como demonstra o significado da palavra "conquista", que hoje é dúbio.
O controle dos instintos foi necessário para o processo de civilização de um povo e também na sua conquista amorosa (controlar a ira, a gula, a preguiça, a inveja, a luxúria, o orgulho e a cobiça). Mas não um controle pejorativo, que cerceia, limita o indivíduo, é um controle que preserva a sua integridade física, mental e amorosa.
É importante buscar por essa origem tão distante e ao mesmo tempo tão presente, que nos ensina a entender e agir de modo a melhorar o nosso comportamento diante das dificuldades e das conquistas amorosas. É nesse nascimento do homem, seus instintos e sentimentos que surgiram há milênios e nos influenciaram até hoje em nossa vida moderna e eletrônica, é o mesmo bicho homem por trás do computador, a evolução do controle dos instintos é mais lenta que essa velocidade alucinante de nossas mudanças modernas. Assim nos ajuda a entender como tudo isso interfere na conquista de um amor hoje.
Fazer a sua conquista amorosa é um privilégio de nossa era, poder escolher e encontrar alguém com afinidades, que seja um companheiro. Estamos na época que conquistar é fazer brotar, crescer e frutificar a semente do amor.
Dicas de conquista amorosa:
- Procure ser espontâneo, receitas não funcionam.
- Perceba o outro a sua frente.
- Não seja prepotente, começar uma paquera de nariz empinado vai atrair pessoas que se acham inferiores. Normalmente essa postura repele os interessados.
- Não tenha postura de vítima, além de repelir bons pretendentes, acaba atraindo gente que abusa e não respeita.
- Em uma paquera, não precisa falar aos quatro ventos todos os seus problemas, se o relacionamento der certo as qualidades e defeitos aparecerão naturalmente.
- Mulher tem que ser feminina. Os homens rejeitam o jeito masculinizado, a falta de sutileza. A insinuação funciona, mas o ataque não.
- Ter senso de humor e curiosidade ajuda a descontrair e melhorar a comunicação.
- Se você sente vergonha de si mesmo, procure uma ajuda, ninguém é perfeito (graças a Deus, pois seria muito tedioso se todos fossemos iguais). Você acha que deve fazer dieta, faça, se o detalhe são as espinhas, os dentes etc...Resolva, faça alguma coisa e não se esconda, procure um caminho. O não resolver minam a sua autoconfiança.
- Saiba ouvir. É tão bom quando temos um par de ouvidos dispostos e atentos ao nosso relato. Saber ouvir é uma qualidade que algumas pessoas possuem. "O silêncio é de ouro e a palavra é de prata".
- Não minta. Mentira não combina com a palavra namoro, nem mesmo com qualquer relacionamento. Se um mentir para o outro, mesmo que seja uma "mentirinha à toa", daquelas que parecem não causar dano algum, quebra a confiança, que é de extrema importância na construção de uma vida a dois.
- Comunique-se. Se perceber que o seu par está com problemas, não fique dando indiretas ou pensando mal, conversem sobre o assunto e dissolvam a dúvida.
- Agressão verbal ou física é o fim; mesmo que o outro cometeu "pecados", se você sentir o cérebro fervendo a ira tentando dominar saia de perto, dê uma volta, saia imediatamente, antes que você tome uma atitude que poderá se arrepender mais tarde.
- Algumas pessoas relaxam após a conquista, no início do namoro presenteiam, derramam em carinhos e depois se distanciam simplesmente acreditando que o namoro está garantido...Às vezes é um fatal engano, que só será percebido quando o outro se desencantar. Continuar a dar carinho e atenção garante uma boa parte desta união, só o gostar muitas vezes não leva o relacionamento adiante, pequenas atenções ajudam manter acesa a chama no relacionamento, dizer uma gentileza apropriada para aquele instante é mais precioso que um poema de dez folhas.
- Diga eu te amo só se você estiver verdadeiramente sentindo amor.
André Carvalho e Roseli Sanches Carvalho.